Bispo destacou a «importância do Espírito Santo na vida dos cristãos».

Viseu, 25 mai 2026 (Ecclesia) – O Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu, este domingo, à celebração da Eucaristia da Solenidade de Pentecostes, na Sé da cidade, durante a qual administrou o Sacramento do Crisma a 53 jovens.
Na celebração, o bispo destacou a “importância do Espírito Santo na vida dos cristãos”, sublinhando que, através do Crisma, os jovens recebem “os sete dons: sabedoria, entendimento, fortaleza, conselho, ciência, piedade e temor de Deus”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na homilia, D. António Luciano recordou alguns dos frutos do Espírito Santo – caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança – convidando os jovens a serem “testemunhas de Cristo, templos do Espírito Santo, protagonistas de mudança na Igreja e no mundo e construtores de paz, de alegria e de esperança”.
Ao sublinhar o significado da Solenidade de Pentecostes, considerando-a “a plenitude da Páscoa”, “o sopro de Deus que faz nascer a Igreja” e “o fogo que aquece os corações e renova a face da terra”, o bispo referiu que foi esta presença do Espírito Santo, que os apóstolos experimentaram no dia da Ressurreição, assim como a comunidade primitiva de Jerusalém reunida em oração, cinquenta dias depois da Páscoa.
“Animados com a presença de Jesus Ressuscitado celebravam juntos a fé e viviam a alegria espiritual de uma vida nova, conduzida pelo Espírito Santo, que desceu sobre eles em forma de línguas de fogo”, disse.
Para a Igreja Católica, este episódio representa o nascimento da Igreja e o início da evangelização dos povos.
“O Espírito Santo é o protagonista da missão, o amor e alegria da fé, o consolador nas provações, o fogo que purifica, o perdão libertador de Deus, a força que encoraja e o vento que impele no caminho da renovação. A Igreja preserva na oração com o Espírito Santo”, reforçou o bispo.
LFS
