Organismo apresenta-se como «instância de aconselhamento, cabendo-lhe também a análise de processos»

Sé de Viseu

Viseu, 04 Jun 2020 (ECCLESIA) – A Diocese de Viseu anunciou hoje a criação de uma Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis (CDPMAV), com uma equipa multidisciplinar.

“Pretende a Diocese de Viseu constituir uma comissão para lidar com eventuais casos de abuso sexual de menores e de adultos vulneráveis, na sequência das denúncias de abusos por parte de elementos da Igreja, servindo como instância de aconselhamento, cabendo-lhe também a análise de processos”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Este organismo “servirá essencialmente para prevenção de situações de abusos” e a sua constituição decorre da última reunião “em Roma”, promovida pelo Papa Francisco, em que os bispos foram “muito aconselhados” a ter nesta matéria da proteção de menores “o apoio de especialistas e de pessoas mais ligadas a estas matérias”.

A CDPMAV é composta por pessoas com experiência em “diversas áreas, da saúde (médicos, psiquiatras e psicólogos), da justiça civil e canónica e comunicação social (técnicos de serviço social, juízes, advogados e licenciados em direito canónico), que seguirá a legislação civil e canónica, bem como as orientações do Vaticano e da Conferência Episcopal Portuguesa”, sublinha a nota oficial.

A Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis informa a comunidade que atende “em espaço próprio e isolado, que garante a privacidade e a confidencialidade dos que a ela se dirigirem, todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, pelas 17h30, devendo os interessados dirigirem-se ao Seminário Maior de Viseu.

Em 2019, o Papa publicou a Carta Apostólica ‘Motu Proprio Vos estis lux mundi’, com disposições gerais a aplicar em caso de denúncias de abusos sexuais de menores ou de pessoas vulneráveis.

O documento determinou a criação, em todas as dioceses católica, de “um ou mais sistemas estáveis e facilmente acessíveis ao público” para eventuais denúncias, até junho deste ano.

A CDPMAV  informa ainda que com total garantia de confidencialidade está disponível o seguinte contacto: cpmenores@diocesedeviseu.pt

LFS

Partilhar:
Share