Viseu: 2ª sessão ordinária da Assembleia Sinodal marcada para sábado

Viseu, 29 mar 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai reunir a 2ª sessão ordinária da Assembleia Sinodal este sábado, no Seminário Maior para “apreciar, discutir e votar” as propostas da sessão inaugural.

“A 2ª sessão ordinária vai apreciar, discutir e votar as propostas sintetizadas num texto que a Comissão da Pastoral orgânica, depois dos trabalhos da 1ª sessão, elaborou”, informa uma nota publicada na página da internet da Diocese de Viseu.

“A vocação missionária da Igreja, a verter num projeto pastoral diocesano, que aprofunde o sentido de pertença vai acompanhar a preocupação com o acolhimento, como atitude fundamental, tanto na celebração do domingo, como em outros ambientes celebrativos”, acrescenta.

O objetivo passa por criar um “trabalho em equipa”, definindo bem os organigramas funcionais na diocese e na paróquia e refletindo o trabalho de todos para uma ‘Agenda Única’, a fim de estar “a par da cultura de corresponsabilidade na planificação e avaliação, numa equipa de responsáveis de setores e áreas de ação pastoral, onde a rotatividade de cargos e responsabilidades seja evidente”.

“Essa mesma rotatividade deverá cultivar-se nos Conselhos Pastorais e Económicos, bem como nas Assembleias Arciprestais”, explica a nota publicada na página da Diocese de Viseu.

É neste contexto que “a família ganha aqui relevância, propondo-se que o Secretariado da Família se desdobre em equipas interparoquiais, devendo também ter representantes no Conselho Pastoral e na Assembleia Paroquial”.

Também a pastoral dedicada aos jovens vai contar com algumas “propostas específicas que incitam à criação de Grupo de Jovens em todas as paróquias, ou unidade pastorais, devendo ter representatividade nos órgãos de corresponsabilidade e devendo ser aproveitado o seu potencial no domínio das novas tecnologias de comunicação”. 

Por fim, a nova divisão da diocese em arciprestados, zonas e unidades pastorais também vai ser debatida, “incluindo a reorganização dos Serviços Diocesanos, refletindo as quatro áreas pastorais, a orgânica, a profética, a litúrgica e a caritativa”, conclui a nota.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top