Vinte aldeias algarvias mostram presépios tradicionais

Cerca de vinte presépios tradicionais expostos em aldeias do interior algarvio podem ser visitados a partir deste Sábado ao abrigo de uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

A exposição acontece pelo sexto ano consecutivo em várias aldeias da região e visa estimular a criatividade e recuperar as memórias das tradições populares ligadas à época natalícia, diz a CCDR/Algarve em comunicado.

A rede de presépios pode ser visitada em vinte aldeias localizadas em dez concelhos algarvios: Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel, Monchique, Silves e Tavira.

Paralelamente, estará patente em Faro a partir de 16 de Dezembro uma exposição fotográfica intitulada “Tradições natalícias e presépios nas aldeias do Algarve”, da autoria de Jorge Murteira.

A mostra fotográfica, que estará patente na CCDR/Algarve até ao dia 6 de Janeiro, revela o processo construtivo dos presépios nas aldeias algarvias e o convívio que se gera em torno da sua preparação.

No dia de inauguração da exposição será ainda proferida no mesmo local a palestra “O Natal no Algarve e outras tradições”, pelo padre José Cunha Duarte, pároco de São Brás de Alportel.

Redacção/Lusa

Partilhar:
Scroll to Top