Diocese vai receber missões ligadas ao núcleo Norte – Universidades do Porto -, em 2020
Vila Real, 17 dez 2019 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Diocesano da Juventude, Universidade e Vocações (JUV) de Vila Real explicou que querem dinamizar a ‘Missão País’ na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, com estudantes que vão participar na edição 2020.
“Temos comunidades, vilas, sobretudo, a acolher a ‘Missão País’ e está na hora de darmos o passo e sermos nós a propor essas experiências a partir daqui”, afirmou o padre João Curralejo em declarações à Agência ECCLESIA.
No território da Diocese de Vila Real vão realizar-se diversas semanas ‘Missões País’ em 2020 – Santa Marta de Penaguião, Murça, Ribeira de Pena e Montalegre – todas do núcleo Norte, isto é, com Universidades do Porto.
Alguns estudantes da UTAD conseguiram inscrever-se e vão participar com essas faculdades do Porto com o objetivo de no próximo ano letivo 2020/2021 dinamizarem essa semana de missão/voluntariado a partir da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Em declarações à Agência ECCLESIA, o estudante Samuel disse que quer “ajudar outras pessoas e estar com outros jovens”, enquanto Francisco vai “dar resposta ao apelo de Cristo de fazer missão”.
“Levantar-me e levá-Lo aos outros. Encontrá-Lo na entrega, abraçá-Lo na missão”, acrescentou a estudante universitária Cátia sobre essa experiência.
“Para mim, será, a partir desta experiência, contrariar o ambiente indiferente da universidade, criar um pequeno núcleo de estudantes católicos que, em espírito de grupo e serviço, se ajudem mutuamente a viver a fé e fortaleçam os laços de amizade”, desenvolveu o padre João Curralejo.
O responsável da JUV de Vila Real explica “as experiências positivas de evangelização dos jovens e com os jovens” da ‘Missão País’ foi uma das coisas que o “mais marcou” sobre esta iniciativa que “não conhecia muito bem”, e da qual ouviu testemunhos na semana de formação para os agentes pastorais de Portugal, realizada em setembro, em Fátima.
Em 2020, a ‘Missão País’ vai contar com quatro novos polos e os 480 chefes nacionais já reuniram para conhecer cor, hino, logótipo e lema da nova edição.
A iniciativa do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com o propósito de “inspirar gerações que vivam a fé Católica em Missão”, começou com 20 jovens missionários universitários em 2003; em 2015 foram 1800 os missionários organizados em 35 missões, realizadas a nível nacional.
Desde a sua criação já se realizaram 154 missões, segundo dados da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa.
A Igreja Católica está a viver o tempo o Advento, e o secretariado da JUV de Vila Real preparou uma caminhada diocesana com o “simbolismo da peregrinação” construída a partir da exortação ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive).
O padre João Curralejo adianta que o documento do Papa Francisco está presente “em tudo” aquilo que vão fazendo, como as futuras formações “para agentes pastorais, orientadores, animadores de grupos juvenis, catequistas da adolescência em janeiro e fevereiro de 2020”.
“Quer depois para outros momentos, vamos ter caminhadas, vigílias, vamos ter uma semana de missão, em julho, e a exortação vai ser o material de fundo que vai estar presente em tudo o que vamos fazer ao longo deste ano e dos próximos”, adiantou o diretor do Secretariado da Juventude, Universidade e Vocações da Diocese de Vila Real.
CB