Vila Real: Novo bispo dá prioridade à formação e transmissão da fé

«Cristo Fonte de Vida e Esperança» é o lema episcopal de D. Amândio Tomás

Vila Real, 23 mai 2011 (Ecclesia) – D. Amândio Tomás, que este domingo tomou posse como bispo da diocese de Vila Real em missa celebrada na sé local, anunciou que a transmissão da fé vai ser uma das prioridades do seu ministério.

“‘A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã ‘, é o objetivo do próximo Sínodo dos Bispos, o desejo do Papa, a tarefa da Igreja e será a nossa, nos próximos anos”, sublinhou o prelado de 68 anos na saudação à diocese, datada de 17 de maio.

O texto sublinha igualmente “a necessidade imperiosa de formar agentes de pastoral”, dado que a Igreja é “escola de comunhão e deve apostar no caminho sinodal, na corresponsabilidade, no trabalho em rede, na pastoral de conjunto, na solidariedade e fraternidade vivida e experimentada”.

O bispo, que adotou para lema episcopal a frase “Cristo Fonte de Vida e Esperança”, revelou no mesmo texto que “em data oportuna” vão decorrer “assembleias do clero e dos fiéis” e confirmou a continuação de todos os cargos na estrutura da diocese.

A missa constituiu também uma “ação de graças” pelos 20 anos de episcopado do anterior bispo, D. Joaquim Gonçalves, que aos 75 anos atingiu a idade imposta pelo Direito Canónico para a apresentação da renúncia ao Papa.

RM

Partilhar:
Scroll to Top