Inciativa quer criar «sinais de comunhão»
Vila Real, 02 abr 2020 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano da Juventude, Pastoral Universitária e Vocações (DJPUV) de Vila Real fez três desafios aos jovens, como construir uma cruz e tirar uma selfie (fotografia), para celebrar o Dia Mundial da Juventude 2020, neste Domingo de Ramos.
“Estas iniciativas pretendem que cada jovem não fique isolado, fechado no seu mundo, mas que sintamos que estamos todos no mesmo barco, como dizia o Papa, e a puxar, para que haja sinais de comunhão entre todos”, disse hoje o padre João Curralejo, em declarações à Agência ECCLESIA.
Sobre o desafio de os jovens construírem “uma cruz em madeira” e tirar uma selfie, para o Dia Mundial da Juventude deste ano, o sacerdote acrescenta que este se insere no que já estava programado “dos jovens serem protagonistas no Domingo de Ramos” do atual ano pastoral.
“Na procissão dos Ramos paroquial iam levar a cruz dos jovens, de madeira, e ícone de Nossa Senhora, mas não vai haver e optamos por sugerir e associarmo-nos à dinâmica da Cruz de ramos colocada nas portas e depois enfeitada na Páscoa”, contextualizou o diretor do DJPUV de Vila Real.
O Departamento desafiou também os jovens a escolher cinco músicas de mensagem cristã para partilharem com toda a diocese, na página do departamento no Facebook, e ainda uma podcast (gravação áudio) ou um vídeo sobre o tema ‘Levanta-te e torna-te aquilo que és’.
“As pessoas, embora isoladas, estão em sintonia, em comunhão uns com os outros e preocupados uns com os outros”, acrescentou o padre João Curralejo.
‘Jovem, Eu te digo, levanta-te!’ (cf. Lc 7, 14) é o tema que o Papa Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude que este ano é celebrada nas dioceses, no Domingo de Ramos.
A juventude da Diocese de Vila Real tinha encontro marcado para 28 de março, em Constantim, onde iam fazer uma caminhada de vários locais e trabalhar “os cincos temas do itinerário catequético Say Yes’ para este ano”.
Por causa do estado de emergência, o encontro não se realizou mas o Grupo de Jovens de Constantim enviou uma mensagem, online, onde “apresentam a sua oração” e rezam por todos.
https://www.facebook.com/gjconstantim/videos/220321332390210/
O padre João Curralejo destacou que a Diocese de Vila Real está a publicar subsídios para todas as pessoas, como o ‘Viver e rezar em família’, “uma reflexão diária de um minuto”, onde gravam o salmo do dia, partilham uma Palavra do Evangelho, de segunda a sábado.
“São subsídios diários para as pessoas irem vivendo, sem a celebração comunitária, de outra maneira. Ao domingo é uma celebração da palavra do dia que as pessoas podem fazer em casa”, acrescentou o sacerdote da Diocese de Vila Real.
CB/OC