Vila Real, 19 jun 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real reuniu hoje o seu clero num encontro de reflexão e oração online, através de uma plataforma digital, pelo dia do Sagrado Coração de Jesus e jornada de oração mundial pela santificação dos sacerdotes.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Vila Real informa que o seu bispo, D. António Augusto Azevedo, encerrou o encontro com “palavras de apreço à dedicação de todos os padres ao ministério”, pedindo uma “grande valorização” do testemunho pessoal.
A reflexão foi orientada pelo cónego João Carlos Morgado, da Diocese vizinha de Lamego, que apresentou uma perspetiva histórica da “grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus” a partir do contexto em que surge, depois do concílio de Trento, “os grandes santos que a desenvolveram e as principais abordagens do Magistério”, terminando com “as grandes características dum coração sacerdotal”.
Segundo o comunicado, o sacerdote destacou “algumas reflexões” do Papa emérito Bento XVI que proclamou um ano sacerdotal em 2009-2010 – com o lema ‘Fidelidade de Cristo, fidelidade dos sacerdotes’ – e lembrou as “cinco grandes características dum coração sacerdotal” – “a gratidão, a misericórdia, a compaixão, a vigilância e a coragem” – da carta do Papa Francisco aos padres de todo o mundo, enviada a 4 de agosto de 2019, no 160.º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars, padroeiro dos párocos católicos.
A Igreja Católica celebra hoje a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dedicando um Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, e o encontro do clero da Diocese de Vila Real terminou com a oração da Hora Intermédia, incluída num momento de adoração ao Santíssimo Sacramento na capela do seminário, que foi transmitida no canal da diocese no Youtube.
CB/OC