Vila Real, 12 fev 2021 (Ecclesia) – O segundo bispo de Vila Real, D. António Valente da Fonseca, é o tema central da conferência do ciclo «Aprofundar as Raízes» que se realiza hoje, às 21h00, através de plataformas digitais e serve para preparar as celebrações do centenário desta diocese de Trás-os-Montes.
O orador para falar do segundo bispo da Diocese de Vila Real é monsenhor João Parente, “reconhecido historiador e membro da Academia Portuguesa de História”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Natural de Válega, Ovar, padre da diocese do Porto e pároco de Gondomar e Cedofeita. Ordenado bispo, chegou a Vila Real no dia 8 de maio de 1932 como bispo auxiliar de D. João Evangelista de Lima Vidal.
No ano seguinte tornou-se bispo residencial, missão que desempenhou até 1967 e que coincidiu “com o tempo do Estado Novo de Salazar”.
D. António Valente da Fonseca teve 34 anos de ministério” numa diocese do interior, esquecida pelo poder central, marcada pela pobreza, iliteracia, fluxos migratórios, guerras externas e convulsões internas e, simultaneamente, animada pelos sonhos que, com intermitência, renasciam e alimentavam um futuro de esperança”, lê-se.
Afável no trato e sensível aos problemas humanos, D. António da Fonseca promoveu o “seminário, as vocações e o crescimento espiritual e doutrinal do povo, defendeu a intervenção social dos cristãos e incentivou a cultura, em particular com a criação dos colégios nas vilas, que abriram os horizontes a tantos jovens transmontanos”.
Já como bispo emérito, faleceu em Vila Real no dia 26 de fevereiro de 1972.
Esta conferência pode ser seguida gratuitamente e em direto, pela plataforma Zoom e no site ou no Youtube da Diocese de Vila Real, dia 12 de fevereiro, sexta-feira, às 21h00.
O primeiro bispo de Vila Real, D. João Evangelista de Lima Vidal, foi o tema da primeira conferência do ciclo «Aprofundar as Raízes» que se realizou, em janeiro, através de plataformas digitais e serve para preparar as celebrações do centenário desta diocese de Trás-os-Montes.
LFS