Vila Real: D. António Augusto Azevedo alerta para aumento «preocupante» de pedidos de ajuda à Cáritas

Bispo convida a transformar confinamento em «experiência espiritual de deserto»

Foto: Diocese de Vila Real

Vila Real, 16 fev 2021 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real alertou, na sua mensagem para a próxima Quaresma, para o aumento “preocupante” dos pedidos de ajuda à Cáritas Diocesana.

D. António Augusto Azevedo anuncia a organização católica de solidariedade como destino do contributo penitencial ou a renúncia quaresmal, com que cada católico se associa, através dos seus donativos, a causas solidárias estabelecidas em cada diocese.

“Atendendo a que tem aumentado de forma preocupante o número de pessoas e famílias a precisar de apoio para a alimentação e outros bens de primeira necessidade, entendi destinar à Caritas Diocesana o produto da renúncia quaresmal”, escreve.

Segundo o responsável católico, esta instituição da Igreja tem vindo a dar “uma resposta pronta e eficaz às situações de carência material”.

“Para fazer face ao crescente aumento de casos de emergência, precisa de ver reforçada a solidariedade de todos os diocesanos”, acrescenta.

A mensagem do bispo de Vila Real para o tempo de preparação rumo à Páscoa, no calendário litúrgico, convida a transformar o confinamento numa “experiência espiritual de deserto” e transformação interior.

“Não nos resignemos em fazer deste tempo um mero interregno ou suspensão da ‘vida norma’, mas um tempo marcante para o nosso futuro”, aponta, num texto intitulado ‘Quaresma, caminho de deserto, tempo de conversão e esperança’.

“Essa caminhada interior será mais rica e proveitosa se cultivarmos espaços de silêncio e de oração, se frequentarmos mais assiduamente a Sagrada Escritura. Serão os alimentos para o nosso caminho e ajudas para reencontrar e fortalecer as raízes da nossa fé”, acrescenta.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que se inicia esta quarta-feira, com a celebração das Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência como preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (4 de abril, em 2021).

OC

 

Vila Real: Pedidos de ajuda «mais do que duplicaram» com a pandemia – Cáritas

Partilhar:
Scroll to Top