Reunião decorreu online, com atenção ao impacto da pandemia na Diocese
Vila Real, 12 out 2020 (Ecclesia) – O Conselho Pastoral da Diocese de Vila Real reuniu-se este sábado, de forma virtual, para uma reflexão sobre a “revitalização das paróquias”, informa um comunicado da Igreja local, enviado à Agência ECCLESIA.
“Na realidade tão heterogénea da Diocese de Vila Real, identificam-se paróquias também tão diferenciadas entre si: umas rurais, muito desertificadas, com uma população envelhecida e outras mais citadinas onde se faz sentir o peso do desenraizamento ou da crescente mobilidade que trazem consigo falta de sentido de pertença à comunidade”, refere o documento.
O encontro, presidido por D. António Augusto Azevedo, bispo diocesano, teve em atenção o “contexto global de pandemia que se faz sentir também localmente, com alguma intensidade, no distrito”.
Os participantes debateram a recente Instrução da Congregação do Clero, datada de 29 de junho, sobre ‘A conversão pastoral da comunidade paroquial ao serviço da missão evangelizadora da Igreja’.
A Diocese de Vila Real assume desafios “grandes e diversificados”, como a “corresponsabilidade laical com envolvimento e participação mais ativa de todos, formação adequada, organização, responsabilização e maior compromisso pessoal, pastoral de conjunto a nível interparoquial e preocupação pela sustentabilidade das paróquias e dos respetivos párocos”.
“A desejada revitalização da pastoral das comunidades paroquiais só poderá acontecer com o contributo de todos, nomeadamente de cada leigo, renovando o sentido de pertença à comunidade na qual vive e celebra os sacramentos”, indica o comunicado do Conselho Pastoral.
OC
Vila Real: Suspensão temporária das celebrações no Arciprestado do Barroso devido à Covid-19