Os cestos das oito freguesias representam toda a Região do Douro.
Peso da Régua, 23 set 2019 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, presidiu, este domingo, à festa das vindimas na cidade do Peso da Régua e benzeu os cestos das uvas.
Cada uma das oito freguesias deste concelho vinhateiro trouxe para a Igreja Matriz “um cesto cheio de uvas para serem benzidas, sinal de todos os frutos com que estas terras são agraciadas e o resultado do trabalho do homem do Douro que amanha a terra e a videira”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA
Trata-se da “bênção de todo o vinho colhido” este ano, “a partir dos oito cestos que simbolicamente representam toda a Região do Douro”.
“Na Eucaristia, o fruto da videira, o produto da vindima, o vinho, adquire a sua expressão mais alta e mais sagrada. Não é apenas um alimento apreciado pelo homem, mas é uma primícia oferecida a Deus para que se torne vinho de salvação”, afirmou D. António Azevedo.
Em pleno coração do Douro, o bispo referiu que a vindima nos ensina “a olhar o futuro e a olhá-lo com esperança, isto é, com a confiança de que no próximo ano serão possíveis mais e melhores frutos”.
LFS