D. António Augusto Azevedo pediu aos sacerdotes «o acompanhamento ao jovens na preparação da JMJ Lisboa 2023»
Vila Real, 25 nov 2022 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real reuniu com o novo Conselho Presbiteral, nomeado para os próximos três anos, anunciou uma “reestruturação dos secretariados diocesanos” e sublinhou “a necessidade dos sacerdotes acompanharem os jovens na preparação da Jornada Mundial da Juventude”.
“O Bispo, D. António Augusto Azevedo, destacou a importância pastoral dos secretariados diocesanos, manifestou o reconhecimento pelo seu trabalho e anunciou uma reestruturação com o objetivo de que contribuam para a renovação da diocese”, pode ler-se em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
No encontro o Bispo diocesano evocou o Dia da Diocese, “que se realiza anualmente há cerca de 25 anos” e pediu a reflexão sobre “o sentido e a continuidade desse dia” para que se torne um “dia marcante”.
Olhando a realidade da Casa do Clero, D. António Augusto Azevedo, referiu “que o edifício, construído há cerca de 15 anos, é um grande ativo na diocese”.
“Da partilha sobre o tema concluiu-se que o edifício pode ser melhor aproveitado, podendo servir para acolhimento de sacerdotes mais idosos, mais fragilizados ou com necessidade de alojamento”, revela o comunicado.
O bispo de Vila Real “sublinhou ainda a necessidade de todo o Clero acompanhar os jovens na preparação da Jornada Mundial da Juventude” e lançou o convite para estarem presentes “no dia 8 de dezembro, no encerramento do Ano Jubilar que assinala o Centenário da Diocese”.
O novo conselho presbiteral reuniu-se pela primeira vez e elegeu o conselho permanente: padre Sérgio Dinis, moderador, padre Márcio Martins, secretário e, como vogais, o padre Marcelo Rodrigues e o padre João Curralejo.
SN