Fátima, 23 ago 2023 (Ecclesia) – A irmã Alzira Ferreira foi hoje reconduzida como superiora provincial da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Portugal, na reunião capitular que está a decorrer em Fátima.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena informam que no capítulo provincial também foram escolhidas as religiosas que vão constituir o novo Conselho Provincial da Província de Nossa Senhora do Rosário
As capitulares reconduziram a irmã Alzira Ferreira como superiora provincial e para como primeiras conselheiras foram escolhias as irmãs Maria do Rosário Silva e Suzana Tchilombo, a secretária da província portuguesa é a irmã Maria de Fátima Vieira e a ecónoma a irmã Maria Manuela Sousa.
A eleição da nova responsável em Portugal e do seu conselho realizou-se hoje, dia 23 de agosto, na festa de Santa Rosa de Lima, da Ordem Terceira de São Domingos, a primeira santa do continente americano.
As irmãs capitulares vão “tratar de assuntos importantes da vida e missão na Província”, sob a presidência da madre geral, a irmã Rosilene Linares.
O XVII Capítulo Provincial das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena começou com dois dias de retiro, no dia 18 deste mês, e termina a 31 de agosto.
As Dominicanas de Santa Catarina de Sena formam uma Congregação Religiosa apostólica, feminina, fundada em Portugal, em 1868, por Teresa de Saldanha (1837-1916), a partir do carisma expresso no imperativo ‘Fazer o bem sempre’; incorporada na Ordem Dominicana, têm como protetora e modelo no seguimento de Jesus, Santa Catarina de Sena.
CB