Mandato tem a duração de três anos
Lisboa, 08 set 2025 (Ecclesia) – O padre Pedro Guimarães foi reeleito para o segundo mandato como visitador (provincial) da Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM).
O segundo mandato dos provincial dos padres vicentinos, congregação missionária fundada por São Vicente de Paulo, vai iniciar no 17 de outubro e terminará no dia 16 de outubro de 2028, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O padre Pedro Guimarães é natural de Felgueiras, onde nasceu em 1981, tendo emitido votos na Congregação da Missão, a 27 de setembro de 2006; meses depois foi ordenado diácono no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, local onde foi também ordenado padre a 1 de julho de 2007.
O novo Provincial da PPCM é licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e fez licenciatura canónica em Teologia Pastoral, na Universidade Lateranense, em Roma; nos últimos dois anos, foi conselheiro provincial, responsável pelo acompanhamento e discernimento vocacional na PPCM, Assessor Nacional da Juventude Mariana Vicentina e corresponsável do projeto de reflexão «Mesa Redonda-missão onlife».
O percurso do padre Pedro Guimarães desenvolveu-se na comunidade de Santiago do Cacém, diocese de Beja, onde foi durante dez anos pároco e capelão hospitalar, e integrou a comunidade missionária vicentina no Campo de Madalena, Diocese de Viseu, onde colaborou com a diocese, no Conselho Presbiteral e Secretariado do Clero, e também na Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.
O padre Pedro Guimarães é autor do livro «A comunicação da Igreja é um encontro».
A Congregação de Missão está a assinalar este ano os 400 anos de fundação, por São Vicente de Paulo.
PR