Lisboa, 14 abr (Ecclesia) – O padre Nélio Pita foi eleito como novo Superior Provincial da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) em Portugal, e tomou posse no Domingo de Páscoa, dia 12 de abril, em Lisboa.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os Padres Vicentinos informam que o padre Nélio Pita iniciou um mandato de três anos como superior provincial em Portugal, sucedendo ao padre José Alves.

O sacerdote prestou “juramento de fidelidade” ao tomar posse como novo Visitador (Provincial) da Província Portuguesa da Congregação da Missão, no dia de Páscoa, na igreja Paroquial São Tomás de Aquino, em Lisboa, e estava presente a comunidade da Casa Provincial dos Padres Vicentinos.

O padre Nélio Pita é mestre em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, e licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, e fez licenciatura canónica em Teologia Espiritual na Universidade Pontifícia Comillas, em Madrid.

O novo responsável nacional da Congregação da Missão é há vários anos, pároco de São Tomás de Aquino e diretor de Estudantes Vicentinos, integra também a equipa do Secretariado Internacional de Estudos Vicentinos, um órgão internacional da Congregação da Missão que se dedica ao desenvolvimento de estudos no âmbito do “riquíssimo património” da espiritualidade vicentina, “com o propósito de aprofundar o carisma do fundador, São Vicente de Paulo”.

Em 2017, a Congregação de Missão celebrou o jubileu dos 400 anos da sua fundação e 300 anos de presença em Portugal, onde são 30 missionários e oito comunidades.

O comunicado contextualiza que São Vicente de Paulo, o Santo da Caridade, em 1617, conheceu o “estado de abandono religioso e a miséria” em que viviam as populações do campo e “percebeu que os pobres tinham necessidades urgentes e que, para ser fiel a Cristo, era preciso servi-los”.

CB

Partilhar:
Share