Sacerdote português eleito para a equipa do responsável mundial, padre Tomas Mavric, reconduzido no cargo

Pe. Nélio Pita; Foto Agência Ecclesia/MC

Roma, 08 jul 2022 (Ecclesia) – O padre Nélio Pita, provincial dos Padres Vicentinos em Portugal, foi eleito como assistente geral da Congregação da Missão (CM), integrando a equipa do responsável mundial, padre Tomas Mavric, reconduzido no cargo.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a congregação sublinha que, para o padre Nélio Pita, esta “inesperada eleição” é também uma oportunidade para “colocar as periferias no coração da CM”.

A Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM) adianta que o novo membro do conselho geral terá a responsabilidade de acompanhar as comunidades nos países economicamente mais desfavorecidos de língua oficial portuguesa.

Neste contexto, em comunhão com a Assembleia Geral, a PPCM “sente a perda do seu líder”, agradece o “sim” do padre Nélio Pita para a sua nova missão global, e assinala que é a primeira vez que um português foi eleito assistente geral, na história dos Padres Vicentinos.

O sacerdote estava a cumprir um mandato de três anos como superior provincial da Congregação da Missão em Portugal, tomou posse no Domingo de Páscoa do ano 2020, dia 12 de abril, em Lisboa.

O padre Nélio Pita é mestre em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, e fez licenciatura canónica em Teologia Espiritual na Universidade Pontifícia Comillas, em Madrid.

A Assembleia Geral dos Padres Vicentinos, que começou a 27 de junho, em Roma, tem como tema ‘Revitalizar a nossa identidade no início do 500.º aniversário’, vai terminar no próximo dia 15.

O padre Tomas Mavric faz um novo mandato como superior-geral e o padre Gregório Bañaga (Filipinas) foi eleito vigário-geral; para assistentes gerais foram eleitos os padres Rafal Kopystynsnki (Nova Inglaterra), Aarón Gutiérrez (México) e Dominique Iyolo (Congo), para além do sacerdote português, informa o gabinete de comunicação da PPCM.

A Congregação da Missão conta com mais de 3100 membros, presentes em 95 países; foi fundada por Vicente de Paulo, em 1617, em França, e tem como missão fundamental a evangelização dos pobres e a formação do clero.

CB/OC

Partilhar:
Share