Vida Consagrada: Os frades dominicanos portugueses que defenderam os índios na Inquisição

Professor universitário italiano apresenta investigação dia 12 de novembro, em Lisboa

Lisboa, 08 nov 2016 (Ecclesia) – A ação dos “maiores” teólogos dominicanos portugueses na defesa dos índios e dos indígenas é um dos temas que vai ser apresentado na jornada histórica ‘Espaço. Homens. Percursos’, a 11 e 12 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

O investigador Giuseppe Marcocci vai apresentar um “novo contributo ao conhecimento do pensamento dos teólogos dominicanos portugueses do século XVI, em plena época da expansão”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, recorda-se que a Ordem dos Pregadores desempenhou “um importante papel na Inquisição” mas tinha também vários frades “empenhados na defesa de alguns valores que a Inquisição significava”.

Giuseppe Marcocci, professor universitário, vai apresentar a comunicação ‘Os teólogos dominicanos e o império português no século XVI: os homens e as suas ideias’ às 16h30 do dia 12, no anfiteatro 2, depois de moderar as comunicações dessa manhã nas Jornadas de História intitulada ‘Espaço. Homens. Percursos’.

De recordar que o investigador italiano é coautor com José Pedro Paiva da História da Inquisição Portuguesa 1536-1821.

Depois de Aveiro e Vila Nova de Gaia, nas duas primeiras sessões, vão decorrer as terceiras jornadas de história sobre ‘Os Dominicanos em Portugal 1216-2016’ realizadas no âmbito dos 800 anos da criação da Ordem dos Pregadores.

A iniciativa realiza-se em Lisboa e vai contar com a participação de vários investigadores portugueses e estrangeiros, como Miguel Ángel Medina, Rita Nicolau, Saul Gomes e Vítor Serrão.

No programa destacam-se outros temas como o papel das religiosas dominicanas no ensino, as vivências místicas e a relação da Ordem Dominicana com a arquitetura e a iconografia.

Cada jornada é acompanhada por momentos culturais diversos – concerto musical, exposição de espécimes bibliográfico-documentais e instalações de arte contemporânea – e a Biblioteca Nacional vai inaugurar uma exposição com livros que pretendem retratar a história e a obra dos Dominicanos esta sexta-feira, dia 11, pelas 17h30, que pode ser visitada até dia 19 novembro.

No sábado, o Coro Gregoriano Solemnis encerrará as Jornadas de História – ‘Os Dominicanos em Portugal’ com um recital de música coral centrado em obras litúrgica de canto gregoriano, às 18h00.

As jornadas são uma iniciativa do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, e do Instituto São Tomás de Aquino dos Dominicanos.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top