«A alegria da ressurreição e do encontro fraterno era notória no rosto de cada uma» – Irmã Ana Paula Conceição

Porto, 13 abr 2020 (Ecclesia) – As Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (FMNS) viveram este domingo um “encontro de Páscoa virtual” e conseguiram congregar 16 comunidades de Portugal, as irmãs que estão em Paris, duas comunidades de África e a comunidade de Macau.

“A alegria da ressurreição e do encontro fraterno era notória no rosto de cada uma, nos cânticos que cada comunidade cantou e na mensagem que deixou”, disse a irmã Ana Paula Conceição, em declarações à Agência ECCLESIA.

As Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora conseguiram congregar na tarde deste domingo, num encontro de Páscoa online, religiosas de 16 comunidades de Portugal, as irmãs portuguesas que estão em Paris, uma comunidade de Angola e outra de São Tomé e Príncipe e a comunidade de Macau.

“Foi realmente um momento único! Sentimo-nos bem lado a lado. Na verdade, ‘tão longe e tão perto!’ Obrigada por este momento inesquecível que ficará gravado em cada uma, com certeza”, testemunhou depois a irmã Anabela Barros, que está em Paris.

A irmã Ana Paula Conceição, que pertence ao conselho provincial das FMNS em Portugal, assinala que ao “desafio, que a algumas parecia quase impossível, veio a adesão” de todas as comunidades de Portugal e algumas do estrangeiro, enquanto outras “não puderam estar presentes por falhas de internet”, como as religiosas em Laleia, Timor-Leste.

No Porto, a irmã Felismina Pedro afirmou que “foi um encontro que tocou bem fundo” as freiras, uma “comunhão de irmãs que se animam e ajudam neste tempo de algumas sombras” e desejou que a “alegria de Cristo Ressuscitado reine” nos corações, e a irmã Rosa Costa salientou que viveu “uma experiência muito interessante”.

“Os tempos são difíceis e a situação atual exigente, mas não deixam de ser uma oportunidade e de trazer novidades”, acrescentou a irmã Ana Paula Conceição, e citou a primeira superiora-geral da congregação, a irmã Louise Mabille, “não basta ter começado é preciso continuar”.

A “alegria pascal, a fraternidade e a unidade” são o resumo do encontro de “Páscoa virtual” das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora  em Portugal.

A congregação fundada na França – Calais – está em 17 países de quatro continentes, com mais de 100 fraternidades e cerca de 700 irmãs.

CB

Partilhar:
Share