As irmãs estão reunidas em Capítulo Geral até 12 de agosto

Linda-a-Pastora, Oeiras, 02 ago 2013 (Ecclesia) – A Irmã Maria da Conceição Galvão Ribeiro foi hoje reeleita superiora geral da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) durante o Capítulo Geral que está a decorrer em Linda-a-Pastora, na sede do instituto.

A 26ª reunião magna tem como tema “Mística e Profecia Franciscana Hospitaleira” e conta com a presença de 45 irmãs dos 4 continentes onde a Congregação está presente.

A Ir. Maria da Conceição Galvão Ribeiro, que já coordenou o trabalho da CONFHIC nos últimos seis anos, afirmou à agência ECCLESIA que esta reunião magna está a ser vivida com “alegria”, a partir de “estudos muito sérios” sobre a realidade onde as irmãs estão inseridas e a “vocação à vida consagrada”.

Nos últimos anos a Congregação fez um caminho de aprofundamento espiritual, na vida fraterna, na comunhão e na missão.

“Em várias regiões as irmãs deslocaram-se para locais onde não havia uma presença religiosa e cristã, indo também para lugares mais distantes, para o interior do próprio país ou saindo para outros países”, explicou a Ir. Maria da Conceição Galvão Ribeiro.

As irmãs estão a trabalhar um documento, elaborado por uma comissão internacional, com o contributo de todas as Fraternidades que servirá como “impulso e revigoramento”.

Durante este Capítulo Geral, as irmãs receberam o contributo de pessoas externas à congregação, como a economista Manuela Silva ou bispo de Lamego, D. António Couto, que as ajudaram a viver o presente e a preparar o futuro da sua missão.

“Eles trazem elementos para a nossa reflexão que depois oferecemos a toda a congregação”, explica a superiora geral.

A CONFHIC dedica à Igreja e à sociedade um carisma multifacetado e atua em diversas áreas como a educação, a ação social, a pastoral, a saúde e ainda as missões.

Para o bispo de Lamego, “é importante” que as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras “sejam sempre hóspedes de Deus”, promovendo a “relação com os seus irmãos para os receber bem, como Deus as recebeu a elas primeiro”.

O XXVI Capítulo Geral das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição começou no dia 13 de julho, dia da morte do padre Raimundo dos Anjos Bairão, fundador da Congregação com a irmã Maria Clara do Menino Jesus.

CB/PR

Notícia atualizada às 23h24

Partilhar:
Share