Vida Consagrada: Faleceu o padre Alfredo Neres, missionário comboniano

Lisboa, 03 out 2023 (Ecclesia) – O padre Alfredo Neres, missionário comboniano, faleceu aos 84 anos de idade, esta segunda-feira, dia 2 de outubro, no Seminário das Missões em Viseu, informa a congregação religiosa em Portugal.

“Rezamos para que Deus recompense todo o seu grande e extraordinário empenho missionário em terras portuguesas e africanas e, desde a presença de Deus, continue a interceder pela Igreja e o instituto comboniano”, lê-se numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O funeral do padre Alfredo Neres realiza-se esta quinta-feira, dia 5 de outubro, às 10h30, na capela do Seminário das Missões, em Viseu, e a seguir irá a sepultar na campa dos Combonianos, no Cemitério Novo, na mesma cidade.

O missionário português nasceu em Montes da Senhora, Proença-a-Nova, em março de 1939, e conheceu a congregação fundada por São Daniel Comboni em Paço de Arcos, o “jovem Alfredo” ajudava na capela como leitor e acólito e pertencia à Juventude Operária Católica (JOC).

Após a formação inicial em Portugal, continuou os estudos em Itália, onde fez a profissão religiosa, cursou Teologia, e foi ordenado sacerdote em 1971.

Depois da ordenação, o padre Alfredo Neres trabalhou cinco anos na promoção vocacional e animação missionária, na comunidade da Maia (Diocese do Porto), e foi enviado para o Zaire – a atual República Democrática do Congo (RDC) -, regressou a Portugal para ser mestre de noviços, em Santarém.

O sacerdote comboniano, em 1990, foi enviado novamente para a RDC passando por diversas missões: nove anos na Paróquia de Ango, cinco anos em Bondo, e foi para a capital Kinshasa, como formador dos estudantes de Teologia, em 2006; foi também diretor do centro de espiritualidade da Paróquia de Sant’Anne e vice-padre-mestre; desde 2021, acamado, o padre Alfredo Neres “viveu a sua identificação com Cristo na paixão e na cruz”, no Seminário das Missões.

CB

Partilhar:
Scroll to Top