Angra do Heroísmo, Açores, 23 jan 2024 (Ecclesia) – O irmão Manuel Joaquim Valente, da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, faleceu aos 93 anos, dia 19 de janeiro, informou a Diocese de Angra, destacando que foi diretor da Casa de Saúde de São Rafael, em Angra do Heroísmo.
“Um símbolo da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e desta nossa Casa, que muito nos ensinou com o seu exemplo de vida. De caráter reservado, sempre primou pela sua discrição, prudência, bom senso, aprumo, reserva e piedade”, destaca a Casa de Saúde de São Rafael, na sua página na internet, divulga o portal ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
As exéquias fúnebres do irmão Manuel Joaquim Valente decorrem esta terça-feira, 23 de janeiro, às 14h30 locais, na capela da Casa de Saúde de São Rafael, presididas pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues; o funeral continua para o jazigo da Ordem Hospitaleira no cemitério do Livramento.
O irmão Manuel Joaquim Valente, que “já se encontrava doente”, faleceu aos 93 anos de idade, na sexta-feira, dia 19 de janeiro; nasceu no dia 28 de janeiro de 1930, em Rebolosa, no concelho de Sabugal, Diocese da Guarda.
Enfermeiro, missionário em Moçambique, por exemplo, o religioso foi superior da comunidade dos irmãos a Ordem Hospitaleira de São João de Deus e diretor da Casa de Saúde de São Rafael (ilha Terceira) na Diocese de Angra, “num total de cerca de 30 anos”, destaca o portal ‘Igreja Açores’.
CB