Futuro passa por uma «missão partilhada, envolvendo cada vez mais os leigos»
Lisboa, 27 dez 2016 (Ecclesia) – Os Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) celebram hoje os 50 anos da criação da sua Província em Portugal, num dia marcado pela ordenação de dois novos diáconos para a congregação.
“Nós damos graças a Deus porque vamos tendo sempre vocações, ordenações, profissões religiosas”, realça o provincial dos Dehonianos em Portugal, em entrevista ao Programa ECCLESIA desta terça-feira.
Para o padre José Agostinho Sousa, é fundamental apostar no “desenvolvimento da Família Dehoniana” de modo a que os seus membros possam continuar a ser “profetas do amor de Deus na sociedade”, segundo o desafio deixado pelo seu fundador, o padre Leão Dehon (1843-1925).
Para que possam “corresponder às solicitações da Igreja local, da Igreja em Portugal”, mas também “estar nos lugares onde hoje são mais necessários”, acrescenta.
O carisma dehoniano em Portugal tem-se expressado fundamentalmente no desenvolvimento da pastoral das paróquias, da pastoral espiritual, sobretudo através do sacramento da reconciliação; da pastoral vocacional, na formação de candidatos em diferentes seminários e casas; e da educação e do ensino.
Outra componente essencial é o cuidado e a promoção dos mais necessitados, a componente missionária que tem abrangido países como Moçambique, Angola, Madagáscar, Índia e Oriente.
“Aliás também neste dia celebramos 35 anos do envio dos primeiros missionários para Madagáscar”, recorda o padre José Agostinho Sousa, que realça a ligação que os dehonianos têm construído com a sociedade ao longo dos anos.
“Há jovens que querem partir em missão, ser voluntários, querem dar-se e partilhar esta nossa vida, esta nossa maneira de ser e de viver. Há casais que estão também unidos a nós, institutos seculares que comungam da nossa espiritualidade e acho que passa por aí o futuro, por esta missão partilhada, por envolver cada vez mais os leigos”, frisa o sacerdote.
Apesar de celebrarem esta terça-feira meio século da ereção canónica da sua Província Portuguesa, os Sacerdotes do Coração de Jesus já estão presentes no país há 70 anos, contando atualmente com mais de uma centena de religiosos e 15 comunidades, espalhadas pelo continente e ilhas, mais os irmãos que estão em missão.
Destaque ainda para o facto de os dehonianos contarem com quatro bispos, três em Portugal e um em Madagáscar.
A entrevista ao provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus em Portugal pode ser acompanhada no Programa ECCLESIA desta terça-feira, na RTP2, a partir das 15h00.
JCP