Viana: Participação e co-responsabilidade constroem a comunhão paroquial

Semana de Estudos Teológicos chega ao fim

Viana do Castelo, 04 Fev (Ecclesia) – Participação e co-responsabilidade em ordem à comunhão continuam a ser a palavras “mágicas” para a construção da paróquia, afirmou o padre Adelino Guarda no último dia da Semana de Estudos Teológicos de Viana do Castelo.

Este sacerdote da diocese de Leiria-Fátima defendeu, ainda, que a territorialidade vai continuar a ser elemento decisivo na caracterização das comunidades, dada a missão inerente daquela Igreja ser enviada a evangelizar todos os que estão seu espaço geográfico.

Neste mundo de mudanças cada vez mais aceleradas e complexas, a paróquia, apesar do seu campanário já não marcar ritmos, pode ser um elemento “unitário” na qual se congregam uma pluralidade de fiéis à mesma fé.

Esta comunidade de fé nasce da escuta da Palavra, que leva à conversão, e alimenta-se da Eucaristia tornado-se todos co-responsáveis pelos irmãos numa comunhão “que atira para a missão” de evangelização de todos os que “perderam a paixão” pelo Ressuscitado.

Esta co-responsabilidade, em diferentes patamares, que gera comunhão leva ao debate e ao aprofundamento do “dever” da participação de cada fiel.

Contudo, a “burocratização” da pastoral pode conter o risco de levar ao afastamento da experiência de vida comunitária.

Para o superar, o padre Adelino Guarda entende que é fundamental que estruturas de conselho funcionem efectivamente porque, além de instrumentos, “são sinal” visível da comunhão em construção.

Nestes conselhos, particularmente o Pastoral Paroquial, onde se  “projecta, lança e avalia”, podem ser implementados novos “estilos de participação e de diálogo” que levem a comunidade a caminhar em conjunto ou, se se quiser uma linguagem diferente, conduzi-la para uma “sinodalidade permanente”.

Decretado o fim da paróquia isolada exige, explicou, uma “pastoral integrada e integral” onde os diferentes ministérios e carismas funcionem colocando em “rede” as diversas competências.

Adelino Guarda concluiu que afinal decisivo é o testemunho do encontro de cada um com a Pessoa de Jesus Cristo e a Igreja só existe para falar desta experiência.

A Semana de Estudos Teológicos, promovida entre 1 e 3 de Fevereiro pela Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, do Instituto católico de Viana, foi subordinada ao tema “De um cristianismo perdido a uma Nova Evangelização”.

PG/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top