Viana: Igreja deve estar na internet com uma estratégia cristã

Semana de Estudos Teológicos debruçou-se sobre a nova evangelização

Viana do Castelo, 04 Fev (Ecclesia) – A presença da Igreja no mundo da internet deve ter  uma “estratégia cristã”, marcada pela “beleza e pobreza”, oferecendo “recursos que ajudem a exprimir e a pensar a fé”.

A proposta foi feita pelo padre Luís Miguel Rodrigues no decurso da palestra de encerramento da Semana de Estudos Teológicos, em Viana do Castelo, onde se debatia a cultura digital e a Nova Evangelização.

Este sacerdote de Arquidiocese de Braga, com responsabilidades de formação, tanto na Faculdade de Teologia como na área da preparação de catequistas, sublinhou a importância deste mundo digital, que hoje é matriz de cultura, para o colocar ao “serviço da formação”.

Nesse sentido, propôs que a Igreja disponibilize em rede os recursos fundamentais, para não correr o risco actual de ver entrar nas catequeses muitos materiais oriundos de sítios evangélicos brasileiros.

Nesta conferência partilhada, Paulo Tenreiro Magalhães, docente na Faculdade de Ciências Sociais da UCP, com uma formação ligada à segurança informática, foi cauteloso a apontar caminhos para a presença da Igreja na internet, alertando precisamente para algumas problemáticas relacionadas com a questão da identidade real de quem aparece como católico na rede.

Apelando à experiência pessoal e narrando alguns casos, manifestou a sua “desconfiança”, advertindo porém que esta não “inviabiliza” que veja como “incontornável” a evangelização deste mundo onde todos se reclamam “criadores de conhecimento”.

O especialista defende que as pessoas “devem ser guiadas” para que a entrada neste oceano não se torne tormenta.

O padre Luís Miguel Rodrigues sinalizou algumas dificuldades nesta acção de evangelização do mundo digital, nomeadamente, a “falta de mediação” e as implicações para a concepção de a forma de acção da Igreja e da realização da salvação.

Por isso, entende que estar na internet com espírito cristão implica dar “informação, formação e disponibilizar recursos” que vão permitir “religar” homens e mulheres, despertando alguns para o acontecimento de Jesus Cristo, incentivando outros a retomar o contacto com a comunidade.

Ambos os intervenientes estão de acordo que já hoje a rede oferece uma imensidão de recursos que os católicos podem usar com segurança, apontando alguns bons exemplos na Igreja portuguesa.

A Semana de Estudos Teológicos, promovida entre 1 e 3 de Fevereiro pela Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, do Instituto católico de Viana, foi subordinada ao tema «De um cristianismo perdido a uma Nova Evangelização».

PG/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top