Os sinos das Igrejas da diocese vão poder ouvir-se hoje pelas 15h00

DR

Viana do Castelo, 19 set 2020 (Ecclesia) – A diocese de Viana do Castelo informou que os sinos das Igrejas vão tocar hoje, pelas 15h00, sinalizando o falecimento de D. Anacleto Oliveira. 

Por deliberação do Administrador Diocesano de Viana do Castelo, Monsenhor Sebastião Ferreira, em conjunto com o colégio de consultores, hoje, pelas 15 horas, os sinos das igrejas sinalizarão, em conjunto, o falecimento de D. Anacleto Oliveira”, pode ler-se em nota escrita aos diocesanos e enviada à Agência ECCLESIA.

Na mesma nota é recomendada nas celebrações eucarísticas a oração “pelo descanso eterno por ocasião da comemoração dos defuntos” e a substituição da invocação “pelo nosso Bispo, Anacleto”, pela prece pelo “nosso Administrador Diocesano, Sebastião”.

D. Anacleto Oliveira nasceu a 17 de julho de 1946, na freguesia de Cortes, em Leiria, e foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1970; após a ordenação, estudou Sagrada Escritura em Roma e na Alemanha, onde foi capelão de uma comunidade portuguesa durante 10 anos.

Nomeado bispo para auxiliar de Lisboa em 2005, pelo Papa João Paulo II, a ordenação episcopal de D. Anacleto Oliveira decorreu no Santuário de Fátima no dia 24 de abril desse ano, presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, então bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

No dia 11 de junho de 2010 D. Anacleto Oliveira foi nomeado por Bento XVI como bispo de Viana do Castelo, o quarto bispo da diocese do Alto Minho, criada pelo Papa Paulo VI em 1977.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, o bispo de Viana do Castelo presidia atualmente à Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade e à Comissão de Tradução da Bíblia.

Em agosto, D. Anacleto Oliveira tinha assinalado 10 anos de bispo de Viana do Castelo e 50 de ordenação sacerdotal.

SN

Partilhar:
Share