Viana do Castelo, 18 jun 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo tem um novo vigário geral, monsenhor José Fernando Caldas Esteves, que toma hoje posse, tal como os restantes elementos eleitos do conselho episcopal.
Os membros do conselho episcopal tomam hoje posse, dia 18 de julho, Festa de São Bartolomeu dos Mártires, na celebração da Eucaristia, às 21h00, na igreja do Convento de São Domingos – Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O conselho episcopal é constituído pelo padre Vasco Gonçalves (Vigararia da Evangelização e Formação do Povo de Deus, Liturgia e Espiritualidade); padre Rui Rodrigues, (Vigararia da Pastoral Social); padre Daniel Rodrigues (Vigararia do Laicado e Família); padre Armando Dias (Vigararia do Clero das Vocações, Ministérios e Vida Religiosa) e o padre Eduardo Parente (Vigararia da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais).
O conselho episcopal, através de cada um dos vigários episcopais, oferece um contributo “importantíssimo na promoção da comunhão da Igreja diocesana, na coordenação e no estímulo aos diversos sectores da vida pastoral e juntamente com o bispo diocesano saberá oferecer à comunidade diocesana os dinamismos renovadores que nos são requeridos pelo magistério da Igreja juntamente com um discernimento evangélico dos sinais dos tempos”, escreveu D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.
Ao longo de várias décadas, monsenhor Sebastião Pires Ferreira desempenhou “com elevada dignidade e competência, e tantas vezes sacrificadamente, o serviço de vigário geral”, escreveu o Bispo de Viana do Castelo.
A história da diocese de Viana do Castelo está “muito ligada à sua pessoa e ao seu múnus pastoral”, completa.
LFS