Viana do Castelo, 11 fev 2025 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou um voto de louvor ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição que completou, recentemente, um século de existência.
O voto de louvor foi aprovado na reunião de 21 de janeiro da referida câmara municipal, tendo sido, entretanto, endereçado à Arquidiocese de Braga e aos responsáveis pelo Seminário de Nossa Senhora da Conceição, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
No texto do voto refere que, “embora tenha sede em Braga, esta instituição está intimamente ligada a Viana do Castelo e ao Alto Minho porque, das mais de 10.000 matrículas de jovens do Minho ao longo deste século de vida (dos quais mais de 1.500 abraçaram o sacerdócio), uma parte considerável provinha de Viana do Castelo”, pois, até 3 de novembro de 1977, a Arquidiocese de Braga compreendeu também a área territorial que agora pertence à Diocese de Viana do Castelo.
A autarquia acrescenta que, “de acordo com os dados disponibilizados, foram 684 os alunos do concelho de Viana do Castelo a frequentar este seminário”.
A menção enfatiza que, “pela importância para a história de Viana do Castelo e pelo valor da instituição, que forma e formou muitos vianenses, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova um voto de louvor a esta instituição, reconhecendo a qualidade e a importância do trabalho feito”.
LFS