A partir das 09h30 desta quarta-feira na Avenida dos Plátanos, em Ponte de Lima
Viana do Castelo, 26 jul 2017 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Social de Viana do Castelo vai promover hoje a comemoração do Dia dos avós e dos idosos, na Avenida dos Plátanos, em Ponte de Lima.
“Pretende-se celebrar e valorizar os contributos que, numa visão cristã, os avós dão para a coesão familiar e social da família no mundo de hoje”, afirma o Secretariado Diocesano da Pastoral Social.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, explica que para “acentuar o caráter global” da comemoração foram convidadas a participar com os seus utentes, “todas as instituições” com serviços de apoio a idosos para proporcionar-lhes “um dia de convívio e confraternização num ambiente de lazer e de festa”.
A Diocese de Viana do Castelo espera mais de “seis centenas de avós e de idosos” que a partir das 09h30 desta quarta-feira vão ter uma manhã preenchida com música tradicional e grupos de animadores locais.
Segundo o programa a Eucaristia vai ser presidida pelo arcipreste de Ponte de Lima, o padre José Correia Vilar, “por impossibilidade” do bispo da diocese, D. Anacleto Oliveira, a partir das 15h00.
Depois da Missa, o lanche encerra a comemoração em Viana do Castelo e marca o regresso dos participantes aos locais de origem.
A festa do Dia dos avós e dos idosos na Diocese de Viana do Castelo “já percorreu quase todos os concelhos” e este ano vai ter lugar na Avenida dos Plátanos, na Vila de Ponte de Lima, “um local acolhedor”, e a organização religiosa conta com “o necessário apoio” do município local.
O Secretariado Diocesano da Pastoral Social contextualiza que o convívio que se realiza, “há mais de uma dezena de anos”, tem como “motivo impulsionador” a festa litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, fixada a 26 de julho.
A nota destaca o “exemplo pioneiro” da Igreja Católica em Viana do Castelo em promover a festa dedicada aos avós, “à luz do que segundo os valores cristãos desempenham na família e na sociedade”, e que tem sido copiada “numa perspetiva laica e, por vezes, eleitoralista, por diversas autarquias locais”.
No âmbito da festa dos avós, esta quarta-feira, a Comissão Episcopal do Laicado e Família publicou uma mensagem onde fala dos avós como “os ‘grandes catequistas’ das novas gerações e os baluartes das famílias e das comunidades cristãs”.
CB/OC