Viana do Castelo: Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus congregou milhares de pessoas

Bispo assinala que «centro» da misericórdia está nas mães

Viana do Castelo, 06 jun 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo assinalou este domingo que as mães são quem “mais encarna a misericórdia”, falando durante a Eucaristia no Jardim das Tílias, no Monte de Santa Luzia.

 “As mães são misericordiosas por natureza, pois aquela relação visceral que as une aos seus filhos no período de gestação prolonga-se ao longo de toda a vida, de tal forma, que se um filho morre uma mãe perde também a sua vida”, disse D. Anacleto Oliveira

Segundo comunicado da Diocese de Viana do Castelo enviado hoje à Agência ECCLESIA, o prelado explicou que no hebraico uma das palavras “mais belas” para exprimir a misericórdia é semelhante à palavra que significa “útero materno”, podendo-se concluir que “o centro da misericórdia é o útero materno”.

Na peregrinação diocesana ao Sagrado Coração de Jesus, D. Anacleto Oliveira destacou ainda que a misericórdia é “característica” do ser humano, porque “é imagem de um Deus” que “é pura misericórdia”, e, neste contexto, alertou que há quem não traduza a misericórdia recebida no “concreto da vida” visível “no desprezo ou violência” aos idosos que “muitas vezes, parte dos próprios filhos”.

Segundo a Diocese de Viana do Castelo, a “tradicional” Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus realiza-se desde 1918, quando a cidade “aterrorizada com o flagelo da peste pneumónica” se consagrou prometendo “subir anualmente em peregrinação” ao Monte de Santa Luzia caso a doença “não ceifasse mais nenhuma vida”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top