Viana do Castelo peregrina ao Monte de Santa Luzia No contexto da peregrinação anual ao Sagrado Coração de Jesus, Monte de Santa Luzia, dia 29 de Junho, o bispo de Viana do Castelo, D. José Pedreira, deixou três apelos aos fiéis de toda a diocese: “fazer do sacrifício eucarístico o centro de toda a vida cristã”; recitar o terço, oração “que está no âmago da oração cristológica”; e deixar-se “penetrar pelo amor misericordioso de Cristo”. Na homilia da eucaristia celebrada em frente ao templo – monumento construído pelo arquitecto Ventura Terra, o bispo diocesano referiu que é necessário que “os altos lugares de espiritualidade continuem a falar ao espírito e coração dos homens sobre os grandes ideais da humanidade”, para fazer o contraste com uma sociedade e um tempo dominados pela «tentação» de só dar valor àquilo que redunda em proveito económico ou bem-estar material. Na opinião de D. José Augusto Pedreira, “crentes e não crentes sofrem a asfixia de uma sociedade cada vez mais fechada sobre si própria e na qual o homem se sente cada vez mais emigrante e estranho”. Continuando a referir-se aos lugares de peregrinação e de espiritualidade, acentuou a necessidade da preservação de “um verdadeiro ambiente religioso e familiar” onde cada peregrino possa encontrar “o sentido transcendente da própria existência e o gosto pela própria vida” na experiência do amor e na presença de Deus. No dia litúrgico da solenidade de São Pedro e São Paulo, o prelado exortou os fiéis, à semelhança daqueles Apóstolos, a deixarem-se “cativar pelo coração de Jesus” porque nesta entrega do coração pessoal, o homem oferece a sua “estrutura mais profunda de pessoa, a sua consciência na relação com o bem e o mal, com os outros e com Deus”. Desta forma estarão aptos a apresentarem as razões da sua fé.
