Viana do Castelo: «Os doentes são o rosto do Cristo sofredor», D. Anacleto Oliveira

Bispo trouxe a realidade da doença para a celebração desta sexta-feira santa

Viana do Castelo, 30 mar 2018 (Ecclesia) – D. Anacleto Oliveira olha os doentes como “rosto do sofrimento de Cristo”, disse esta sexta-feira santa na celebração da Paixão do Senhor.

Na intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA o prelado afirma que é nos doentes que vê “o rosto do Cristo sofredor que é apresentado pela Palavra de Deus deste dia».

Confessando que nas suas visitas pastorais o encontro com os doentes é uma das coisas que mais gosta de fazer, D. Anacleto Oliveira afirma  ter “conversas muito interessantes”.

Muitos desses doentes “falam apenas através do seu rosto, do seu sorriso, sem precisarem de dizer muitas palavras”.

O bispo de Viana do Castelo deu este exemplo para falar do sofrimento na celebração que recordou a Paixão e Morte de Cristo.

“Na Cruz, Jesus é sujeito a um terrível sofrimento, as suas vestes são repartidas, e, depois, entrega a Mãe ao discípulo amado que representa cada um de nós. Finalmente diz “Tudo está consumado”.

É este Cristo que assume sobre a si as nossas enfermidades que eu vejo nos doentes e idosos que visito”, proferiu.

Acrescentou ainda que estes doentes «encarnam de modo único o sofrimento de Cristo. Por isso, estas pessoas contribuem de modo extraordinário para a vida da Igreja”.

O prelado deixou ainda uma palavra aos cuidadores que combatem dois “males terríveis do tempo presente: o abandono e a solidão”.

Deixou ainda o desafio de deixar o egoísmo para “dar a nossa vida àqueles que sempre a deram pelos outros”, concluiu.

SN

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR