Viana do Castelo, 06 set 2023 (Ecclesia) – O padre José de Brito Alves faleceu hoje, dia 6 de setembro, com 78 anos de idade, e as celebrações exequiais realizam-se esta quarta e quinta-feira, informa a Diocese de Viana do Castelo.

“Agradecemos a Deus o dom da vida do Padre José, bem como o seu serviço às comunidades por onde passou. Que o Bom Pastor o recompense de todos os trabalhos, fazendo-o participar no Banquete eterno”, escreve a Diocese de Viana do Castelo.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, informa que as celebrações exequiais padre José de Brito Alves começam esta quarta-feira, dia 7 de setembro, a partir das 18h00, na igreja de Arcos de Valdevez.

No dia seguinte, a Missa de exéquias, na Paróquia de Mei, começa às 10h30, se no fim será sepultado no cemitério dessa comunidade.

O padre José de Brito Alves nasceu no dia 25 de maio de 1944, na freguesia de Mei, concelho de Arcos de Valdevez, Diocese de Viana do Castelo; frequentou os Seminários de Braga do curso de 1955/1967

Foi ordenado presbítero no dia 15 de agosto de 1967, por ocasião do cinquentenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, no santuário da Cova da Iria, pelo cardeal D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

Foi pároco de Cossourado e Linhares, concelho e arciprestado de Paredes de Coura, nomeado dia 29 de agosto de 1967, sendo dispensado para assumir a comunidade de Sapardos, no concelho de Vila Nova de Cerveira, a 30 de junho de 1969.

A 5 de maio de 1975, foi nomeado para a acompanhar a comunidade emigrante nos Estados Unidos da América (EUA), foi pároco de Nossa Senhora de Fátima de Bridgeport, no Connecticut.

O padre José de Brito Alves regressou dos EUA para a Diocese de Viana do Castelo, em 2019, e colaborou pastoralmente no Arciprestado de Arcos de Valdevez, onde foi nomeado pároco, “de forma temporária”, de Álvora e Portela, a 18 de outubro.

CB

Partilhar:
Share