Viana do Castelo: Faleceu o padre Agostinho José Caldas Afonso, aos 92 anos de idade

Viana do Castelo, 01 ago 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo informa que o funeral do padre Agostinho José Caldas Afonso, que faleceu, esta terça-feira, aos 92 anos de idade, se realiza esta quinta-feira, 1 de agosto, às 10h30, na igreja paroquial de Longos Vales.

O padre Agostinho José Caldas Afonso foi ordenado presbítero no dia 13 de julho de 1958 e, destaca a Diocese de Viana do Castelo, nos primeiros anos, “o seu ministério pastoral foi vivido no Arciprestado de Arcos de Valdevez, e, em seguida, no Arciprestado de Monção.

“Em especial nas Paróquias de Pias, Barroças-Taias e Abedim, onde deixa uma marca indelével na vida das comunidades”, acrescenta, na informação divulgada na terça-feira, realçando que foi o “impulsionador da Escola C+S de Pias e do Centro Paroquial de Pias”.

O padre Agostinho José Caldas Afonso foi “dispensado da paroquialidade de São Tiago de Pias, arciprestado de Monção”, no dia 20 de janeiro de 2022.

A Junta de Freguesia de Pias, numa nota de pesar, afirma que o sacerdote “será sempre lembrado pelo seu compromisso inabalável com a fé e pela sua dedicação à comunidade Piense.

“A sua obra e o seu legado perdurarão nas memórias e nos corações de todos aqueles que, com ele conviveram. Perdurará, para inspirar as futuras gerações, o seu espírito altruísta e o seu incansável empenho”, acrescentam, a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia de Pias “expressam gratidão por tudo o que fez pela comunidade”.

Já o presidente do Município de Monção, António Barbosa, lamentou, “profundamente, o falecimento do amigo Padre Agostinho Caldas Afonso, apresentando as mais sentidas condolências à sua família e amigos”.

“A sua dedicação, espírito de comunidade, participação ativa na sociedade e obra realizada no nosso concelho serão recordados e agradecidos para sempre”, escreveu o autarca, na sua página na rede social Facebook.

Com 92 anos de idade, o padre Agostinho Caldas Afonso nasceu a 16 de fevereiro de 1932, na freguesia de Longos Vales, em Monção, nesta vila raiana do Alto Minho foi provedor da Santa Casa da Misericórdia.

O funeral do sacerdote da Diocese de Viana do Castelo realiza-se hoje, dia 1 de agosto, pelas 10h30, na igreja paroquial de Longos Vales, onde esta quarta-feira decorreu uma vigília.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top