JMJ Lisboa/1º aniversário: Jornada foi um «exemplo extraordinário» de abertura ao diálogo «do primeiro ao último dia» – António de Almeida Ribeiro

Encontro de agosto de 2023 foi aberto a jovens de todas as religiões e contou com encontro inter-religioso 

Foto: Vatican Media

Lisboa, 1 ago 2024 (Ecclesia) – O secretário-geral adjunto do Centro Internacional do Diálogo recorda a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 como “um exemplo claríssimo da importância que a Igreja Católica e o Papa dedicam ao diálogo entre as pessoas” e  “religiões”.

“Cada um é livre de professar a sua religião e o Papa Francisco tem sido um defensor muito grande desta ideia. E a jornada, pela diversidade das pessoas que participaram, as suas origens, creio que foi um exemplo extraordinário em que precisamente essa abertura ao diálogo esteve presente do primeiro ao último dia”, afirmou António de Almeida Ribeiro, em declarações à Agência ECCLESIA.

O antigo embaixador português junto da Santa Sé evoca o encontro de 2023, que decorreu de 1 a 6 de agosto, como o “maior acontecimento que houve em Portugal, com um ambiente, uma fraternidade, uma ligação entre todos absolutamente únicos”.

“Essa mensagem de fraternidade, de abertura, de integração, de dar a mão ao outro é uma mensagem fundamental que hoje perdura e é sempre bom recordar esses momentos e, portanto, ao fim de um ano, estamos novamente a lembrar como foi importante todo esse acontecimento e todas as mensagens que de lá saíram”, destaca.

Durante a visita a Portugal, o Papa recebeu, no dia 4 de agosto, líderes de várias religiões, na Nunciatura Apostólica, e, antes deste encontro, esteve com uma delegação do Centro Internacional – KAICIID, acompanhada pelo cardeal Miguel Ángel Ayuso, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-Religioso.

António de Almeida Ribeiro destaca a “relação muito especial” que o Centro Internacional de Diálogo tem com o Papa, membro fundador e observador, tendo aceitado, num encontro com o secretário-geral da organização, em Roma, há vários meses, reunir-se com o KAICIID.

“O Santo Padre acedeu a ter um encontro com o KAICIID aqui em Lisboa, com representantes jovens, representantes das cinco principais religiões. Foi mais uma vez uma mensagem de fraternidade, de respeito pelo outro, de diálogo entre todos, entre todas as religiões. Foi um momento de facto também este absolutamente inesquecível”, descreve.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Segundo o secretário geral adjunto do Centro Internacional do Diálogo, os bolseiros do KAICIID, que vieram de propósito a Lisboa, “ficaram marcadíssimos, porque para eles foi uma experiência inédita e que eles dificilmente conseguiriam imaginar que poderia ter lugar”.

“Qualquer pessoa que encontre o Papa Francisco, penso que fica absolutamente marcado pela bondade, pela simplicidade, pela franqueza, pela transparência das suas mensagens. E foi isso que eles sentiram nesse encontro extraordinário que tivemos”, relata.

Quantas às mensagens deixadas pelo Papa em Portugal, o antigo embaixador português junto da Santa Sé refere que o KAICIID as vai executando “silenciosamente”, através de inúmeras iniciativas quer em Portugal, mas sobretudo fora, em África e na Ásia, na Europa, na América Latina.

Além disso, a organização promoveu, em novembro de 2023, o 5ºFórum do Diálogo Político Europeu, em Roterdão, e, em maio de 2024, o 1º Fórum Global para o Diálogo, que reuniu, em Lisboa, líderes políticos e religiosos mundiais.

“Nós temos a intenção de continuar a nossa ação e as nossas atividades e projetos para promover o diálogo nas várias regiões do mundo, em especial naquelas onde há mais risco de tensões entre comunidades. Temos um projeto de alargamento do KAICIID a outros Estados e esperamos que isso possa concretizar-se nos próximos anos. E também nós contamos que Portugal aceda e integre num futuro próximo o KAICIID”, de forma a ter um “papel mais ativo” na promoção do diálogo”, desejou.

Foto: Lusa

No dia 1 de agosto comemora-se um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que reuniu mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas por Francisco no Parque Tejo.

Durante a semana da JMJ, o KAICIID promoveu o diálogo inter-religioso, um documentário e o jogo diálogo, num encontro que foi aberto a jovens de todas as religiões.

A próxima edição internacional da JMJ realiza-se em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.

LJ/PR

JMJ 2023: KAICIID promove diálogo inter-religioso, documentário e jogo diálogo

Partilhar:
Scroll to Top