D. Anacleto Oliveira incentiva à participação no encontro que é é «bela oportunidade para a evangelização»

Viana do Castelo, 19 jan 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirmou que é uma “bela oportunidade para a evangelização” o Encontro Diocesano de Liturgia, que tem lugar hoje e domingo, no Centro Pastoral Paulo VI na diocese.

“É a (re)descoberta e vivência desta beleza da Liturgia pela Liturgia da beleza que o encontro pretende proporcionar-nos”, escreveu D. Anacleto Oliveira numa nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social.

O 41.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo tem como tema ‘A Beleza da Liturgia, Porta para a Evangelização’ e o bispo diocesano realça que é um título que “dificilmente exprime toda a dimensão do tema”.

D. Anacleto Oliveira explica que a Liturgia cristã “só é bela e autêntica” se nela “se realiza, contempla e interioriza a Beleza”, não no mero sentido estético, exterior, um “erro em que tantas vezes se cai”.

“Se queremos uma Liturgia realmente participativa e evangelizadora, coloquemos no seu centro Aquele que é a Beleza por excelência, o cerne do Evangelho, o Deus perante quem S. Agostinho exclamava: «Ó Beleza tão antiga e tão nova»”, desenvolveu o bispo de Viana do Castelo.

No programa enviado à Agência ECCLESIA destacam-se vários temas e conferencistas como: ‘Definição de beleza – É belo o bonito?” por João Manuel Duque, UCP – Braga; ‘Como é bom estarmos aqui’ pelo cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa; ‘Evangelizar através da beleza da liturgia’ apresentado pelo abade do Mosteiro de Singeverga, D. Bernardino Costa.

D. Anacleto Oliveira tem a responsabilidade de dar início e concluir o 41.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo, no Centro Pastoral Paulo VI.

CB/OC

Partilhar:
Share