Cerimónia comemorativa decorre no próximo dia 20 de janeiro, data que assinala a elevação de Viana do Castelo a cidade

Viana do Castelo, 05 jan 2019 (Ecclesia) – D. Pio Alves vai receber o título de “Cidadão de Honra de Viana do Castelo”, no próximo dia 20 de janeiro, pelos seus “notáveis serviços de cidadania” e serviços prestados ao país enquanto Bispo.

Segundo o comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA D. PIo Alves vai ser distinguido com o título de  “Cidadão de Honra de Viana do Castelo” na cerimónia comemorativa do aniversário de elevação de Viana do Castelo a cidade que decorre no próximo dia 20 de janeiro, pelas 17h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda.  

“Esta atribuição deve-se aos seus “notáveis serviços de cidadania e aos relevantes serviços prestados ao país enquanto Bispo”, pode ler-se.

O prelado, natural de Viana do Castelo onde nasceu a a 20 de abril de 1945, foi nomeado bispo auxiliar do Porto pelo Papa Bento XVI em 2011, tendo sido Administrador Apostólico da mesma diocese entre 2013 e 2014 até à entrada de D. António Francisco dos Santos. 

D. Pio foi também Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, de 2011 a 2017.

Na mesma cerimónia são ainda distinguidas 22 personalidades, instituições e empresas, entre as quais Manuel Pires do Rego, que receberá o título de “Cidadão de Mérito”, a Conferência Vicentina Feminina de Santa Maria Maior, que receberá o título de “Instituição de Mérito”, e o Atelier Samthiago, Conservação e Restauro, que receberá o título de “Instituição de Mérito”.

SN

Partilhar:
Share