Celebração marcou na diocese o início da Semana dos Seminários
Viana do Castelo, 07 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo ordenou este domingo um padre e um diácono e pediu às comunidades oração pelas novas vocações.
“Aquilo que eles hoje recebem é impossível ser recebido sem muita oração, a qual é fundamental, particularmente para enfrentarem os momentos mais difíceis em que aquilo que lhes será pedido parecerá demasiado exigente”, frisou D. Anacleto Oliveira.
A celebração das ordenações, na Catedral de Viana do Castelo, aconteceu no contexto do início da Semana dos Seminários 2016.
Uma iniciativa nacional em que as comunidades católicas são desafiadas a rezar pelas vocações, pelos seminários, e a apoiar as casas de formação que acompanham os jovens disponíveis a dedicar a vida a Deus e aos outros.
Durante a homilia da eucaristia, enviada hoje à Agência ECCLESIA, o bispo alertou ainda os ordinandos para a tentação de usar a Palavra para ganhar protagonismo ou em benefício próprio.
“Aqueles que anunciam a Palavra são importantes na medida em que dão lugar à Palavra a quem devem tudo o que são. É Cristo que atua em vós para anunciardes não a vossa palavra, mas a Palavra de Deus”, lembrou D. Anacleto Oliveira.
O novo sacerdote, o padre Fábio Carvalho, é natural da Paróquia de Carvoeiro e fez o seu estágio pastoral na comunidade de Nossa Senhora de Monserrate.
Quanto ao novo diácono, Vítor Rocha, vem da Paróquia de Serreleis e está atualmente a realizar estágio pastoral nas comunidades de Barroselas e Carvoeiro.
A Semana dos Seminários 2016, entre 6 a 13 de novembro, tem como tema ‘Movidos pela Misericórdia de Deus’, e por base o Jubileu da Misericórdia, e foi disponibilizado um guião com propostas para esta vivência como uma oração, uma vigília de oração e um terço vocacional.
Durante a celebração na Sé de Viana do Castelo, representantes de várias paróquias, casas religiosas e movimentos da diocese entregaram nas mãos de D. Anacleto Oliveira a sua partilha para a diocese.
JCP