«O segredo está na partilha, no dar, ‘pedaços de vida’» – D. Anacleto Oliveira
Viana do Castelo, 17 dez 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirmou no arranque da operação ‘10 milhões de estrelas – Um gesto pela paz’ na diocese do Alto Minho que a partilha é a “fonte e o segredo da verdadeira alegria e felicidade”.
“O segredo está na partilha, no dar, não apenas bens materiais, mas de ‘pedaços de vida’; esse é o segredo da verdadeira alegria e felicidade”, disse D. Anacleto Oliveira na Eucaristia que presidiu na Paróquia de Santa Cristina da Meadela.
O bispo de Viana do Castelo, a partir do nome da campanha da Cáritas Portuguesa – ‘10 milhões de estrelas’ -, realçou que se cada português adquirisse uma vela por um euro “haveria dez milhões de euros para distribuir pelos mais necessitados”.
“E assim partilhar a vida que se tem com os outros”, acrescentou D. Anacleto Oliveira
Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social, o presidente da Cáritas de Viana do Castelo afirmou que no “mundo globalizado, é bom apelar aos gestos de solidariedade”.
“A Cáritas promove no sentido de despertarmos para as dificuldades socioeconómicas que grassam no nosso país e no mundo e, assim, ajudarmos a entrar nos nossos corações o Deus- Menino”, desenvolveu José Machado, depois da Eucaristia.
A campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz’ é promovida a nível nacional pela Cáritas Portuguesa e do valor angariado com a venda das velas, 65% é para a ação das Cáritas diocesanas e os restantes 35% são direcionados para um projeto internacional.
Este ano, a instituição católica vai apoiar a congénere venezuelana, através do projeto ‘Nutrir com Esperança’ que tem o objetivo de “garantir o acesso à saúde e apoio nutricional” a crianças até aos 5 anos e mulheres em situação de gravidez de risco.
As velas desta iniciativa podem ser adquiridas ao preço unitário de 1€, nas Cáritas diocesanas, escolas, paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce.
A Cáritas Portuguesa vai dinamizar a operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, pelo 16.º ano consecutivo.
CB