Viana do Castelo, 06 abr 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Saúde da Diocese de Viana do Castelo realiza hoje uma jornada sobre este setor na “Missão Evangelizadora da Igreja”, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI (Darque).

Os trabalhos da assembleia, tendo em conta a componente formativa que esta pressupõe, iniciam-se às 09h00 e encerram pelas 17h00, com a participação de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

«’Estive doente e foste visitar-me’. [Mt 25]- A Pastoral da Saúde na Missão Evangelizadora da Igreja», é o tema da jornada informa o programa enviado à Agência ECCLESIA.

A primeira conferência «“Estive doente e foste visitar-me” [Mt 25] Quem é o doente e quem é aquele que o visita? Uma perspetiva bíblica e pastoral» e é proferida pelo padre Nuno Ventura, Missionário Passionista.

O padre Jorge Vilaça, diretor do Departamento da Pastoral da Saúde de Braga, aborda o tema «‘Estive doente e foste visitar-me’ [Mt 25] Pastoral da Saúde como ‘sinal eficaz’ de uma presença ‘boa e nova’? [Sacramentos de Cura, caminho para a Evangelização]».

A terceira Conferência/Mesa Redonda tem como mote «“Estive doente e foste visitar-me [Mt 25]” Que desafios o ‘mundo da saúde’ apresenta, hoje, à evangelização e à comunidade eclesial?» com contributos do padre José António Pais (capelão dos Hospitais de Coimbra); pastor Ismael Matoso (Igreja Evangélica Batista de Viana do Castelo); Tiago Eusébio (médico da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM) e Mara Rocha (diretora da Escola Superior de Saúde do IPVC)

Os trabalhos encerram com as palavras do padre Fábio Carvalho, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.

LFS

 

Partilhar:
Share