D. Anacleto Oliveira desafiou casais cristãos a evangelizar «todos os dias»

Foto: SDPF/Viana do Castelo

Viana do Castelo, 17 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo promoveu este domingo a festa das famílias, no Largo de S. Domingos, com a participação de aos 58 casais que assinalavam aniversários de casamento.

“Os casais cristãos evangelizam todos os dias. Demonstram o amor de Deus ao vivo”, disse D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana.

A iniciativa, com o tema ‘Viana em Família’, foi promovida pelo Secretariado da Pastoral Familiar da Diocese (SDPF), que desafio à participação de representantes de todas as comunidades católicas, no primeiro encontro deste género, sob o mote ‘Uma Paróquia = Uma Família’.

Pelo evento passaram mais de 500 pessoas, desafiadas pelo bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, a fazer dos conflitos uma oportunidade de superação.

“A vida de um casal, é quase sempre uma história de tribulações, como a doença e outras, e de conflitos, que interrompem os tempos de paz e de alegria. Fugir aos problemas e aos conflitos é o pior que pode acontecer a uma família! A tribulação põe-nos à prova, põe o nosso amor uns pelos outros à prova”, realçou, numa homilia citada pelo SDPF, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

“A tribulação produz a constância, que é a nossa capacidade de resistência, e a constância produz a virtude. O conflito é um momento providencial para fortalecer o amor e a união”, acrescentou.

No final da Eucaristia, saudou os vários casais que celebraram os aniversários de matrimónio, incluindo os 75 anos de casamento de Iria e Adriano.

O programa incluiu um piquenique nos claustros do Convento de São Domingos, momentos musicais e a a projeção do filme “Vivências do Amor”, um documentário, realizado pelo SDPF,

O II Viana em Família vai decorrer a 7 de junho de 2020.

OC

Partilhar:
Share