Viana: Diocese vai implementar novo estatuto económico do clero para harmonizar remunerações

Decisão tomada pelo conselho presbiteral entra em vigor a partir do início do próximo ano

Viana do Castelo, 06 out 2011 (Ecclesia) – A diocese de Viana do Castelo vai começar a implementar a partir de janeiro do próximo ano o Estatuto Económico do Clero, que inclui uma remuneração igual para todos os padres.

A decisão foi assumida após a reunião do conselho presbiteral que decorreu esta quarta-feira, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.

Segundo a nota final do encontro dos sacerdotes, em paralelo será implementado o Estatuto do Fundo Diocesano do Clero.

O montante da remuneração vai, agora, ser definido pelo bispo diocesano depois de consultar os respetivos conselhos (episcopal, consultores e económico) e tendo presente o que é praticado nas outras dioceses do país.

Por solicitação de D. Anacleto Oliveira, os membros do conselho presbiteral propuseram, para a implementação deste estatuto, um período que vai de um a três anos, entendendo que “é fundamental um processo de esclarecimento dos padres e de formação dos membros dos conselhos paroquiais para os assuntos económicos”.

Uma vez que estes dois estatutos não estão ainda aprovados, ficou adiada para o próximo conselho presbiteral, a realizar no final do mês de janeiro do próximo ano, a eleição de três elementos que integrarão uma comissão que vai trabalhar na sua implementação.

A parte final da reunião deste órgão de consulta foi aproveitada para o debate acerca do estatuto dos arciprestados e dos arciprestes, com vista à sua promulgação.

PG/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top