Padre Floriano Jaling orienta comunidade de sete alunos vindos da Indonésia, Filipinas, Angola e Portugal
Lisboa, 11 de nov 2014 (Ecclesia) – O Seminário da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, em Lisboa, conta com alunos de diversas nacionalidades e é expressão de uma Igreja Católica que continua hoje empenhada em chegar a todos os povos.
“O nosso carisma é isto, mostrarmos este novo rosto da Igreja, porque consiste nesta comunhão das pessoas vindas de vários países e culturas”, salienta o reitor da instituição, o padre Floriano Jaling.
Natural da Indonésia, o sacerdote orienta um grupo de sete seminaristas provenientes do seu país, das Filipinas, de Angola e de Portugal.
Através de diversas atividades formativas, a congregação procura ajudar os futuros sacerdotes a atingirem a “maturidade humana” e a desenvolverem “o gosto pela missão”.
“No fundo o que nós pretendemos é tentar viver aquele mandato do Senhor, ide por todo o mundo, isto implica muita coisa, deixar a nossa terra e encontrarmo-nos com uma nova realidade”, sublinha o reitor.
O padre Floriano Jaling recorda que as vocações que o Seminário do Verbo Divino recebe são “fruto” do trabalho de muitos missionários portugueses e europeus que, ao longo dos anos, dedicaram a sua vida ao anúncio de Deus na Ásia e em África.
“Estamos aqui também por sonharmos que um dia também tenhamos este fruto, que alguém parta para outras terras, é sempre um sonho”, frisa o sacerdote.
Os Missionários do Verbo Divino, fundados pelo padre alemão Arnold Janssen em 1875, estão presentes em 73 países de cinco continentes.
A congregação chegou a Portugal em 1949, estando atualmente implantada em Lisboa, Prior Velho, Fátima, Guimarães, Almodôvar, Nisa e Tortosendo, local da primeira comunidade.
O Programa ECCLESIA, às 22h45 na Antena 1, está a dar espaço à apresentação de diversas instituições formativas da Igreja Católica, no âmbito da Semana dos Seminários.
Uma iniciativa que este ano tem como tema “Servidores da Alegria do Evangelho”.
HM/SN/JCP