Venezuela: Vaticano defende «eleições» para o país

Na crise atual é preciso «permitir ao povo determinar o seu presente e o seu futuro», disse o secretário de Estado da Santa Sé

Cidade do Vaticano, 20 mai 2017 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano pronunciou-se sobre a instabilidade social e política na Venezuela, e apontou as eleições como uma solução viável para o país recuperar o seu rumo.

Em declarações publicadas esta sexta-feira pela Rádio Vaticano, D. Pietro Parolin, referiu que "a solução verdadeira é a das eleições, dar ao povo a possibilidade de se expressar segundo aquilo que gostaria".

Para o cardeal italiano, é preciso "restituir a soberania ao povo e permitir a ele determinar o seu presente e o seu futuro".

Caso o governo de Nicolás Maduro insista no rumo que tem traçado, aquele responsável católico antevê um futuro ainda "mais dramático".

A crise económica e a falta de bens essenciais no país, como alimentos e medicamentos, estão a "martirizar" cada vez mais o povo venezuelano, realça a Rádio Vaticano.

Neste contexto, gerou-se uma onda de protestos contra a liderança de Nicolás Maduro, uma situação que tem muitas vezes acabado em repressão e violência, havendo já pelo menos 51 mortos a contabilizar.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top