Papa pediu às Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria «paciência, coragem e perseverança»

Cidade do Vaticano, 05 jun 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV incentivou hoje as participantes do capítulo provincial das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria a viverem com coragem, paciência e perseverança, a exemplo da sua fundadora, a venerável irmã Maria Teresa Spinelli.
“Sabemos que uma cultura sem verdade se torna instrumento dos poderosos: em vez de libertar as consciências, confunde-as e distrai-as segundo os interesses do mercado, da moda ou do sucesso mundano”, disse o Papa, na sua saudação, num alerta às religiosas para os riscos de uma vida desvinculada da realidade.
No discurso, publicado pela sala de imprensa da Santa Sé, Leão XIV indicou três atitudes essenciais para o testemunho das irmãs – ‘paciência, coragem e perseverança’ , a partir da vida da fundadora das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria, a venerável irmã Maria Teresa Spinelli.
“Sereis, portanto, pacientes nas tribulações, porque é precisamente nas nossas provações que o Senhor confirma a sua fidelidade; sereis corajosas na missão, porque a obra educativa à qual se dedicam forma mentes sábias e corações capazes de escuta e paixão pela humanidade”, assinalou.
“Vocês serão perseverantes no seguimento de Cristo, que é o ‘caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14,6), e por isso critério de toda a nossa iniciativa cultural, acrescentou o Papa.
Às participantes do capítulo provincial das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria, Leão XIV “feliz” por encontrar as religiosas no final dessa reunião da congregação, de “oração, discernimento e planeamento comum”, realçou que “puderam renovar a adesão ao carisma da sua fundadora”.
O Papa recordou a trajetória de santidade da venerável irmã Maria Teresa Spinelli, e exortou a congregação religiosa feminina a permanecer firme na vocação: “O serviço que vivem todos os dias, de facto, se realiza principalmente na consagração da vida ao Senhor e se fortalece na devoção sincera à sua e nossa Mãe”.
“Enquanto continua o seu processo de canonização, continua também o vosso caminho de santidade”, assinalou.
Leão XIV recomendou também às Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria o tratado ‘De Magistro’, de Santo Agostinho, e destacou o núcleo fundamental da obra: “O ensinamento exterior deve sempre levar ao encontro com o Mestre interior, que é Jesus (cf. I, 11).”
O Papa terminou a audiência com a sua bênção e votos de bem para todas as comunidades da congregação religiosa.
A Venerável Serva de Deus Maria Teresa Spinelli nasceu em Roma (Itália), a 1 de outubro de 1789, e morreu em Frosinone (Itália), a 22 de janeiro de 1850.
CB