Cardeal Konrad Krajewski refere que mais 64 geradores de energia vão chegar ao país do leste europeu
Cidade do Vaticano, 27 jan 2023 (Ecclesia) – O esmoler pontifício, cardeal Konrad Krajewski, entregou ajuda humanitária na Ucrânia, em nome do Papa, agradecendo a todos os que participaram em campanhas de solidariedade promovidas pelo Vaticano, que recolheram cerca de dois milhões de euros.
“É justo que as pessoas saibam o que fazemos e o que fizemos com seu dinheiro”, disse o prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade (Santa Sé), em declarações ao portal de notícias ‘Vatican News’.
Os donativos permitiram, por exemplo, comprar geradores de energia, dos quais 64 estão a chegar à Ucrânia, camisolas térmicas, essenciais para enfrentar o frio deste inverno, e outros materiais.
Esta solidariedade resultou de uma arrecadação realizada numa plataforma de Crownfunding, no início de janeiro: a meta era de 100 mil euros, mas, no final desta campanha, o valor atingido foi o triplo.
“Em quase um ano de conflito, foram doados 2 milhões de euros”, acrescentou o cardeal Konrad Krajewski.
No tempo do Natal, quando o prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade este na Ucrânia para entregar camisolas térmicas e geradores, o responsável viajou entre as fronteiras polaca e ucraniana, um percurso feito três vezes por dia, e com o passaporte diplomático evitou filas de 12 a 17 horas, que teriam atrasado a distribuição.
Na quarta-feira, 25 de janeiro, o Papa Francisco condenou a “terrível tragédia” da guerra no leste da Europa, numa audiência a uma delegação do Conselho Pan-Ucraniano de Igrejas e Organizações religiosas, no Vaticano.
A guerra na Ucrânia começou a 24 de fevereiro de 2022, após a invasão russa.
A Esmolaria Apostólica, o serviço da caridade do Papa, doou, ao longo do ano de 2022, 7 milhões e 600 mil euros, para o apoio de famílias em dificuldade, lê-se no ‘Vatican News’.
CB/OC