Vaticano: Segurança redobrada para receber peregrinos na semana das canonizações

Rede de transportes públicos foi também reforçada

Cidade do Vaticano, 22 abr 2014 (Ecclesia) – O Comité Nacional para a Ordem e a Segurança de Itália preparou um plano que reforça a segurança e os transportes públicos durante a semana que antecede as cerimónias de canonização de João XXIII e João Paulo II.

“Após avaliações realizadas prevendo um grande afluxo de peregrinos e de turistas neste arco de tempo, foram potencializados os serviços de transporte urbano (metropolitano e autocarro), os serviços ao longo das estradas que conduzem a Roma de forma a facilitar o acesso ao transporte público para chegar ao centro da cidade”.

 Segundo avança a Rádio Vaticano também os serviços de vigilância e segurança na área ferroviária e junto aos aeroportos foram reforçados.

Desde dia 18 de abril estão a ser organizados vários “serviços de mobilidade e controlo de fluxo de tráfego de veículos, um plano para a limpeza das áreas públicas com a instalação de casas de banho químicas, um plano de distribuição de água e de acolhimento para os peregrinos e turistas, pontos de primeiros socorros e assistência às pessoas deficientes”.
A intensificação das atividades de prevenção e controle do território e dos objetivos sensíveis vai ser assegurada pelo reforço de 2430 unidades das Forças de Ordem, que se vão juntar às 800 unidades da Força de Polícia territorial, às 250 unidades dos Bombeiros e às 2600 unidades da Proteção Civil.

Para os ritos de canonização estão confirmadas, até ao momento segundo a Rádio Vaticano, representações de 54 países, 19 chefes de estado, 24 primeiros-ministros, 23 ministros e 800 mil peregrinos, prevendo-se que 2 mil milhões de pessoas sigam o evento em todo o mundo.

RV/MD

Partilhar:
Scroll to Top