«Vídeo do Papa» de outubro em sintonia com o Sínodo dos Bispo e o mês das missões
Cidade do Vaticano, 29 out 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco pede que se reze “pelo Sínodo”, os trabalhos da primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária vão começar a 4 de outubro, no vídeo publicado hoje com a intenção de oração do pontífice para o mês de outubro.
“Rezemos pela Igreja, para que adote a escuta e o diálogo como estilo de vida em todos os níveis, deixando-se guiar pela força do Espírito Santo em direção às periferias do mundo”, pede Francisco, no «Vídeo do Papa» enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária vai começar a 4 de outubro, na próxima quarta-feira, e vão seguir um novo modelo.
Os trabalhos desta sessão decorrem até 29 de outubro e vão apresentar uma síntese do discernimento sobre esta fase, abrindo caminho para o encontro de outubro de 2024, convocado pelo Papa.
No ‘Vídeo do Papa’ para o mês de outubro, publicado hoje, Francisco salienta que “a missão está no coração da Igreja” e salienta que quando uma Igreja está em Sínodo, “somente essa dinâmica sinodal é que a faz levar adiante a vocação missionária, a resposta ao mandato de Jesus de anunciar o Evangelho”.
“Quero recordar que não se acaba nada, mas que continua um caminho eclesial. Trata-se de um caminho que percorremos, como os discípulos de Emaús, escutando ao Senhor que sempre sai ao nosso encontro. É o Senhor da surpresa”, desenvolve.
O Papa, no vídeo com a intenção de oração, explica que através da oração e do discernimento, “o Espírito Santo ajuda a realizar o ‘apostolado do ouvido’, ou seja, a escutar com “os ouvidos de Deus para poder falar com a palavra de Deus”.
“E assim nos aproximarmos do coração de Cristo, do qual brota nossa missão, e da voz que atrai para Ele. Uma voz que nos revela o centro da missão, que é chegar a todos, buscar a todos, acolher a todos, envolver a todos, sem excluir ninguém”, acrescenta Francisco.
A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP – Apostolado da Oração), Obra Pontifícia que desenvolve o ‘Vídeo do Papa’, informa que este vídeo de outubro vai ser projetado na preparação da Vigília Ecumênica de Oração, este sábado, dia 30 de setembro, na Praça de São Pedro.
“Nesta terceira fase do Sínodo, o Papa Francisco convida-nos a rezar para que ‘a escuta e o diálogo’ sejam o ‘estilo de vida em todos os níveis’ da Igreja, pois é uma graça. Somente assim podemos escutar o Espírito Santo e deixar-nos guiar por ele, o que supõe oração e discernimento”, indica o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, padre Frédéric Fornos, sacerdote jesuíta, acrescenta que “‘deixar-se guiar pelo Espírito Santo’, supõe escutar juntos: ‘não é o resultado de estratégias e programas, mas de uma escuta recíproca entre irmãos e irmãs’”.
A RMOP lembra que a Assembleia Geral Ordinária, em Roma, coincide com a celebração da Jornada Mundial das Missões, a 97ª edição, e tiveram o apoio e a colaboração das Obras Missionárias Pontifícias dos Estados Unidos e do Sínodo sobre a Sinodalidade na realização deste vídeo.
A Igreja Católica celebra no próximo mês o ‘Outubro Missionário’, que tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra no penúltimo domingo de outubro, data instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.
CB