D. Paul Richard Gallagher, arcebispo inglês, participa na cerimónia de 19 de setembro
Cidade do Vaticano, 16 set 2022 (Ecclesia) – O secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher, vai representar o Papa no funeral da rainha Isabel II de Inglaterra, anunciou hoje a sala de imprensa da Santa Sé, em comunicado.
O arcebispo inglês, com funções equiparáveis às de um ministro dos Negócios Estrangeiros, marcará presença na cerimónia marcada para segunda-feira, na Abadia de Westminster, Londres.
Após o anúncio do falecimento da monarca britânica, a 8 de setembro, o Papa Francisco manifestou-se “profundamente entristecido”, numa mensagem de condolências enviado a Carlos III, novo rei de Inglaterra.
“Junto-me a todos os que choram a sua perda para rezar pelo descanso eterno da rainha, e prestar homenagem à sua vida de serviço incansável ao bem da Nação e da Commonwealth”, escreveu o pontífice.
Francisco recordou o exemplo de devoção da rainha Isabel II “ao dever, o seu firme testemunho de fé em Jesus Cristo, e a firme esperança nas suas promessas”.
Em junho, o Papa tinha escrito a Isabel II de Inglaterra, no dia das celebrações públicas do Jubileu de Platina, pelos 70 anos de reinado e o seu 96.º aniversário natalício, enviando “saudações cordiais e bons votos”.
A Rainha de Inglaterra encontrou-se várias vezes com os Papas, ao longo do seu reinado: João XXIII foi o primeiro, em 1961, e Francisco o último, em 2014; a rainha de Inglaterra reuniu-se em Roma com João Paulo II em 1980 – que recebeu na Inglaterra em 1982 – e no ano 2000; Bento XVI saudou a monarca na Escócia, em setembro de 2010; ainda como princesa de Gales, Isabel encontrou-se com o Papa Pio XII, em 1951.
Isabel II morreu a 8 de setembro, aos 96 anos de idade, no Castelo de Balmoral, na Escócia.
OC