Vaticano: Responsável da Cúria Romana fala de nova relação entre catequese e anúncio

Presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização comenta mudanças determinadas por Bento XVI neste setor

Cidade do Vaticano, 28 jan 2013 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização defendeu a importância de promover uma “nova relação” entre catequese e anúncio da fé cristã, comentando as mudanças determinadas por Bento XVI para este setor.

“A nova evangelização deve entrar na pastoral ordinária de modo que revigore em cada batizado a consciência de ser portador do Evangelho”, refere D. Rino Fisichella, em artigo publicado no jornal do Vaticano.

O responsável falava após o Papa ter determinado que o setor da Catequese deixaria de ser competência da Congregação para o Clero, passando para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE).

A decisão é explicada no documento “Fides per doctrinam”, assinado por Bento XVI, no qual se refere a necessidade de uma “doutrina capaz de iluminar as mentes e os corações dos crentes”.

“O momento histórico particular em que vivemos, marcado entre outras coisas por uma dramática crise de fé, requer uma tomada de consciência para responder às grandes expectativas que surgem nos corações dos crentes”, observa.

Segundo Bento XVI, a “inteligência da fé” implica que os seus conteúdos “se expressem numa linguagem nova, capaz de apresentar a esperança viva nos crentes”.

O presidente do CPPNE cita as intervenções do Papa no último Sínodo dos Bispos (outubro de 2012, Vaticano), sobre o tema da nova evangelização, para sublinhar a importância de “uma formação séria e sistemática que saiba conjugar fé e vida quotidiana”.

“De facto, só nesta unidade se torna possível dizer a razão da fé e dos seus conteúdos”, acrescenta.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top